Site Autárquico de Alcobaça

Aljubarrota Medieval

26/06/2018

EM ALJUBARROTA REVIVEM-SE OS TEMPOS MEDIEVAIS

Durante 5 dias, de 11 a 15 de agosto, a vila de Aljubarrota do concelho de Alcobaça, estará em festa!
Aljubarrota Medieval, um grande evento que conta com mais de duas décadas de existência, onde se evoca a gloriosa Batalha de Aljubarrota.



A FAMOSA BATALHA DE ALJUBARROTA . A HISTÓRIA AO VIVO!

Uma oportunidade para descobrir um pouco mais da História de Portugal, vivendo-a junto do local que deu o nome à famosa Batalha, ocorrida no final da tarde do 14 de agosto de 1385 (há 633 anos) entre as tropas portuguesas, com aliados ingleses, e o exército castelhano e seus aliados. Após esse dia, e da derrota definitiva do exército castelhano, pôs-se fim à crise de 1383-1385 e consolidou-se a independência de Portugal, dando início ao reinado de D. João I, o primeiro rei da Dinastia de Avis.
A este importante momento histórico estão associadas várias personagens que também serão evocadas: como a lendária Padeira de Aljubarrota a quem é atribuído o feito de, com a pá do seu ofício, ter aniquilado um grupo de sete castelhanos famintos; como o D. Nuno Álvares Pereira (o Santo Condestável), responsável pela consolidação do trono de Avis, preparando as melhores defesas contra o invasor de Castela; D João I, o Mestre de Avis, que após a vitória na Batalha pode consolidar a sua coroa e manter Portugal independente e D. Martim Aires de Ornelas, comandante das tropas enviadas pelo Mosteiro de Alcobaça.


5 DIAS DE FESTA!


Nesta grande festa nada é esquecido, recria-se o ambiente da época medieval, evoca-se a memória dos combatentes e do glorioso passado de Portugal, com muita alegria e animação. Para os que lá passarem promete-se um excelente ambiente familiar e de convívio. Prova-se o afamado pão da padeira, os queijos, os enchidos, as carnes de caça, os licores, os doces, o mel e as compotas. Recriam-se os ofícios antigos como a olaria, a tecelagem e os bordados. Brinda-se e saboreiam-se bons repastos nas tavernas, apreciam-se os cortejos, os torneios a pé e a cavalo, as mostras de armas e o acampamento militar. E há ainda espaço para os malabarismos e para a música.
A entrada é livre!

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

ALJUBARROTA MEDIEVAL

11 a 15 agosto de 2018 | Vila de Aljubarrota (Alcobaça)
Entrada livre

PROGRAMA

Bom Povo destas terras de Aljubarrota e gentes dos Coutos do Mosteiro de Alcobaça, vos envia el-Rei mui bom saudar.
D. João, por vontade de Deus e do Povo eleito Rei de Portugal, primeiro do seu nome, consente e autoriza que se faça no chão desta Vila uma Feira.
O Senhor destas terras, e seus homens de confiança, acolheram de bom grado esta vontade d’El-Rei, e é desejo do povo que a festa se realize com todos os sucessos, alegria, folia e bons proveitos.
Pois então que se faça a feira por cinco jornadas de 11 a 15 do mês de Agosto deste ano da Graça de 2018.
E que nela haja torneios de honra, destreza e valor segundo as regras da cavalaria e que Oficiais e Homens Bons dos mesteres nela tenham suas vendas e corregimentos, e Mercadores e Almocreves, viandeiros e estalajadeiros troquem seus haveres e serviços por justa moeda e não mais e que a ela venham também jograis e bufões com seus trebelhos, danças e jogos de alegria.
Que sejam dias de folgar, comer e mercar!
El-Rei assim o manda e ordena.
Que por honra de D. João I, louvado seja Deus Nosso Senhor. Amem!

Visite Aljubarrota Medieval – A história ao Vivo!

 

Dia 11 de agosto (sábado)
Dia Martim Aires de Ornelas
13h-14h

15h » Sessão Solene
Leitura do Edital – Pelourinho
Cortejo de abertura
19h30 » Torneio de Arco por D. Martim Aires de Ornelas
22h » Noite de D. Martim Aires de Ornelas | espetáculo na Liça
13h-24h: acampamento recriando o quotidiano civil e militar do séc. XIV, com os mesteres e mostras de armas. Animação de rua, rábulas, música, dança, teatro, personagens populares e muita alegria.

 

Dia 12 de agosto (domingo)
Dia da Batalha
13h-24h


18h » Grandiosa Recriação da Batalha de Aljubarrota - frente à Estalagem do Cruzeiro
19h » Cortejo da Vitória pelas ruas da Vila
13h às 24h: Animação de rua, rábulas, música, dança, teatro, personagens populares e muita alegria

 

Dia 13 de agosto (2ª feira)
Dia da Padeira
18h-24h


22h » Noite da Padeira | espetáculo na Liça
18h às 24h » acampamento recriando o quotidiano civil e militar do Séc. XIV, com os mesteres e mostras de armas. Animação de rua, rábulas, música, dança, teatro, personagens populares e muita alegria.

 

Dia 14 de agosto (3ª feira)
Dia de D. Nuno Alvares Pereira
18h-24h


18h » Deposição de coroa de flores nos monumentos evocativos da Padeira de Aljubarrota e de D. Nuno Álvares Pereira
18h às 24h – Acampamento recriando o quotidiano civil e militar do Séc. XIV, com mesteres de época e mostras de armas. Animação de rua, rábulas, música, dança, teatro, personagens populares e muita alegria
19h30 » Torneio de Armas por D. Nuno Alvares Pereira
22h-24h00 » Noite de D. Nuno Alvares Pereira – espetáculo multimédia no largo dos Prazeres (espetáculo às 22h, 22h30, 23h00 e 23h30)

 

Dia 15 de agosto – feriado (4ª feira)
Dia de D. João I
13h-24h


18h » Casamento Medieval no largo dos Prazeres
19h30 » Torneio de Armas por D. João I
20h00 » Ceia Medieval
23h » Cortejo de Encerramento
13h às 24h: acampamento recriando o quotidiano civil e militar do Séc. XIV, com os mesteres e mostras de armas. Animação de rua, rábulas, música, dança, teatro, personagens populares e muita alegria.


Organização: Câmara Municipal de Alcobaça e Junta de Freguesia de Aljubarrota

 

Contactos

Newsletter