Pão-de-Ló de Coz em estreia absoluta na XIX Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais

15 de novembro 2017

A XIX Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais (23 a 26 de novembro) irá ser o palco da apresentação do Pão-de-Ló de Coz, uma inovação que releva e celebra o papel essencial do Mosteiro de Santa Maria de Coz para a génese de inúmeras receitas de doçaria conventual.

“Os registos históricos identificam o Mosteiro de Coz como o local onde o famoso Pão-de-Ló de Alfeizerão terá sido originalmente confecionado. Este novo produto não pretende rivalizar com uma das marcas de doçaria conventual mais importantes do concelho e do país, mas visa sobretudo reforçar o nosso espólio gastronómico, respeitando todo o legado que nos foi deixado pelas monjas de Coz”, explicou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, na conferência de imprensa de lançamento do evento que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, esta segunda-feira, 13 de novembro.

A nova iguaria foi desenvolvida no âmbito do projeto COZ’ARTE, lançado no final de 2015 pela Câmara Municipal de Alcobaça em parceria Centro de Bem Estar Social (CBES) da Freguesia de Coz com vista a revitalizar as ancestrais tradições artesanais da freguesia de Coz, Alpedriz e Montes. Será apresentada no dia 23 de novembro pelas 16h30, durante a inauguração da XIX Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais.

O edil adiantou ainda que o Município está ainda “a desenvolver esforços para colocar uma pista de gelo sintético, ambientalmente sustentável, em frente ao Mosteiro de Alcobaça, junto ao posto dos Correios. Esta pista será também uma novidade absoluta no concelho e fará certamente as delícias das dezenas de milhares de visitantes que todos os anos procuram este evento. A Mostra é o maior evento gastronómico do país a nível de doçaria conventual, pela sua dimensão, ambição, e projeção internacional”

Consulte o dossier de apresentação da XIX Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais aqui.