Pão-de-Ló de Coz apresentado na inauguração da XIX Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais

24 de novembro de 2017

A XIX Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais já se encontra aberta ao grande público após a sua inauguração decorrida ontem, 23 de novembro, pela mão do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

A inauguração ficou marcada pela apresentação do Pão-de-Ló de Coz, uma novidade no panorama da doçaria conventual nacional que coloca em evidência o papel fulcral das monjas cistercienses do Mosteiro de Coz na confeção de inúmeras receitas que perduram até aos dias de hoje.

A nova iguaria foi desenvolvida no âmbito do projeto COZ’ARTE, lançado no final de 2015 pela Câmara Municipal de Alcobaça em parceria Centro de Bem Estar Social (CBES) da União de Freguesias de Coz, Montes e Alpedriz com vista a revitalizar as ancestrais tradições artesanais daquela região do concelho. A esta parceria juntou-se a Casa do Pão-de-Ló de Alfeizerão - cuja origem é associada ao Mosteiro de Coz - que aceitou o desafio de recriar com o máximo de rigor a receita original do pão-de-ló.

“Esta novidade é o resultado de uma colaboração profícua entre a Autarquia, o Centro de Bem Estar Social de Coz e a Casa do Pão-De-Ló de Alfeizerão, com o objetivo de recuperar as mais antigas tradições da doçaria conventual e de promover o nosso Mosteiro de Coz como uma mais valia, não só para o concelho de Alcobaça como para todo o país. Deixo um apelo a todos os agentes da sociedade para que colaborem na valorização devida deste importante monumento pelo qual a Câmara Municipal tem lutado e trabalhado no sentido de lhe ser reconhecido o estatuto de Monumento Nacional”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.

Consulte toda a informação sobre a XIX Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais aqui.