Município promove limpeza de praias com o apoio das Eco-Escolas

09 de fevereiro 2018

A praia de São Martinho do Porto foi, no passado dia 30 de janeiro, alvo de uma limpeza do seu areal inserida no âmbito do projeto Coastwatch, um projeto de caráter pedagógico e ambiental que se realiza em Portugal há 26 anos e ao qual o Município de Alcobaça tem vindo a aderir desde 2004, através da iniciativa “Clean Up Days”.

As atividades de limpeza tiveram início na Concha Azul, na qual duas turmas de Eco-Escolas do concelho de Alcobaça conseguiram recolher 160 kg distribuídos pelos seguintes elementos:

• Plástico - 56 Kg
  • Redes - 71 Kg
  • Vidro - 22 Kg
  • Ferros - 3 Kg
  • Pneu - 8 K

Neste projeto, toda a monitorização e limpeza da costa local é feita pelos alunos e professores em regime de voluntariado. O Município de Alcobaça fornece sacos e luvas às turmas participantes. Até ao início do Verão, irão decorrer os trabalhos de limpeza das praias concelhias, para os quais estão já inscritas 20 turmas, do 1º ao 8º ano de escolaridade.

“Esta iniciativa reveste-se de uma particular importância no sentido da sensibilização dos jovens para a preservação daqueles que são dois dos maiores patrimónios do concelho: a Natureza e o Ambiente. Deste modo, o Município de Alcobaça agradece todo o apoio dado pelos jovens alunos a este projeto que procura contribuir para a qualidade e segurança da costa alcobacense”, afirma a Vereadora de Educação Inês Silva.

NOTA: os alunos são previamente advertidos quanto aos riscos da recolha de redes que podem conter anzóis ou pedaços de cabos. No entanto, estes não ficam indiferentes e recolhem os materiais que vão encontrando.