Homenagem a Joaquim Vieira Natividade na 5ª edição do Seminário Da Arte de Ler

20 de junho de 2018

V SEMINÁRIO DA REDE DE BIBLIOTECAS DO CONCELHO DE ALCOBAÇA “DA ARTE DE LER”

A Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça (RBCA), em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o Centro de Formação de Associação de Escolas dos concelhos de Alcobaça e Nazaré, promove o V Seminário Da Arte de Ler, que terá lugar nos próximos dias 5 e 6 de julho, na Biblioteca Municipal de Alcobaça, na Escola Secundária Inês de Castro (ESDICA) e na Escola Profissional Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (EPADRC).

HOMENAGEM A JOAQUIM VIEIRA NATIVIDADE

Este ano o mote será a natureza relembrando e homenageando desta forma o ilustre alcobacense Joaquim Vieira Natividade (engenheiro agrónomo e silvicultor), na comemoração dos 50 anos da sua morte, (Alcobaça, 22 de novembro de 1899 / Alcobaça, 19 de novembro de 1968).

DESTAQUES DO PROGRAMA

O Seminário incluirá conferências, mesa-redonda, oficinas, feira do livro, feira de troca de livros usados, exposições e projeção de filmes.

Na palestra de abertura o Prof. Doutor Jorge Paiva, da Universidade de Coimbra, apresentará "As plantas na obra poética de Camões: “A obra de Camões, quer a épica quer a lírica, está repleta de referências a plantas. Na época camoniana, as plantas mais conhecidas e citadas na literatura, não eram tanto as plantas comestíveis ou ornamentais, mas mais as plantas medicinais. Nesta palestra abordaremos algumas das plantas mais invulgares referidas nos Lusíadas e praticamente todas as citadas na Lírica. Aliás, é nos Lusíadas que o poeta mais plantas menciona (cerca de cinco dezenas), na maioria asiáticas e aromáticas.

Conta ainda com a presença dos conferencistas Jorge Paiva e Betina da Silva Lopes, ambos docentes da Universidade de Coimbra e Ana Lavrador e Daniel Alves, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que apresentarão a ferramenta digital Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental. Haverá uma mesa-redonda moderada pela bióloga, Sofia Quaresma, com a participação de Inês Teixeira do Rosário e de Maria Ana Peixe Dias, ambas biólogas e autoras com obra publicada alusiva à Natureza.

No dia 5 de julho, pelas 21 horas, está prevista a projeção de filmes na Biblioteca Municipal de Alcobaça, aberta à comunidade.

No dia 6 de julho, sexta-feira, decorrerão oficinas na ESDICA e EPADRC, com temáticas diversificadas relacionadas com a leitura e a natureza, ou com práticas pedagógicas, nomeadamente: projetos que incluem impressão 3D; oferta pedagógica da Khan Academy; produção literária; aprender com a natureza; homenagem a Joaquim Vieira da Natividade.

EXPOSIÇÕES

Estarão ainda patentes quatro exposições em vários espaços, a saber: exposição bibliográfica na Biblioteca Municipal de Alcobaça sobre Joaquim Vieira da Natividade; na ESDICA, exposição fotográfica Proximidades, gentilmente cedida pelo professor Manuel Chagas (Escola D. Luís de Ataíde, de Peniche); ainda na ESDICA, a exposição Fragmentos de Geologia de Peniche: uma perspetiva estética, cedida pelo professor Francisco Félix (Escola Secundária de Peniche); na EPADRC, estará patente a exposição Árvores: espécies do concelho, propriedade da Câmara Municipal de Alcobaça.

FEIRA DO LIVRO

A Feira do Livro decorrerá no dia 5 de julho no Jardim do Amor, em Alcobaça, patrocinada pela Livraria Gigões e Anantes.

Os Livros p’à Troca terão lugar no dia 6 de julho, na ESDICA.

Esta iniciativa conta com o apoio de diversas entidades:

Câmara Municipal de Alcobaça

RBE

Agrupamentos de Escolas de Cister, Benedita e São Martinho do Porto

Externato Cooperativa da Benedita

EPADRC

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

INSCRIÇÕES

Os interessados em participar devem preencher o formulário, até ao dia 25 de junho (a organização do Seminário aguarda acreditação para efeitos de formação de pessoal docente).

MAIS INFORMAÇÕES

O acompanhamento de todo o evento poderá ser feito seguindo a página do facebook da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça Da arte de ler.

Documentos para Download