Câmara Municipal garante materiais escolares gratuitos até ao 6º ano de escolaridade

11 de setembro de 2018

Nos próximos dias 14, 17 e 18 de setembro, o Presidente da Câmara Municipal Paulo Inácio irá acompanhar o arranque do novo ano letivo, marcando presença nos agrupamentos de escolas do concelho de Alcobaça para uma entrega simbólica dos materiais escolares cujo Município concede gratuitamente a todos os alunos do 1º e do 2º ciclo.

Horário das visitas:

• 14 de setembro | 10h30 – Escola D. Pedro I (em representação do Agrupamento de Escolas de Cister)
  • 17 de setembro | 10h00 – EB2 da Benedita (em representação do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto)
  • 18 de setembro | 10h00 – EBS de São Martinho do Porto (em representação do Agrupamento de Escola de São Martinho do Porto)

Na Reunião de Câmara desta 2ª feira, 10 de setembro, foram apresentados todos os materiais que serão entregues nas datas mencionadas. A medida representa um investimento de 200 mil euros beneficiando cerca de 2600 euros.

O Município tem vindo a investir de forma pioneira na Educação, sendo um dos primeiros concelhos em Portugal a implementar, em 2015, o Plano de Ação Social Alargada, uma política de concessão gratuita de manuais e materiais escolares para todo o 1º ciclo do ensino básico. Uma medida entretanto replicada pelo Governo que agora garante os manuais escolares, através da plataforma online “MEGA – Manuais Escolares Gratuitos” – clique aqui.

No entanto, a Câmara dará continuidade à concessão gratuita dos materiais escolares para todo o 1º ciclo, sendo que, no ano letivo prestes a iniciar (2018/2019), esta medida será alargada para o 2º ciclo.

“Isto representa um novo desbravar de caminho pela Câmara Municipal de Alcobaça em matéria de política social. Bem sabemos que esta época do ano oferece tremendos desafios financeiros às famílias e, este modo, garantimos, desde 2015 e de forma pioneira no contexto nacional, todos os materiais e manuais necessários aos alunos do 1º ciclo. Temos por objetivo alargar esta medida ao 3º ciclo nos próximos anos e tudo faremos para concretizar uma medida que beneficia diretamente as famílias”, sublinha Paulo Inácio.

Confira nos links disponibilizados em baixo a lista de materiais escolares que serão cedidos gratuitamente pelo Município de Alcobaça do 1º ao 6º ano de escolaridade: