AVISO - Condições Meteorológicas Adversas – Manutenção Perigo de Incêndio Rural

13 de setembro de 2018

Situação Meteorológica

De acordo com a informação disponibilizada pelo, prevê-se a continuação de tempo quente e seco, pelo menos até dia 16 de setembro (domingo), com quadrante de leste previsto para as próximas noites, valores da temperatura máxima a atingir 30ºC na maior parte do território (exceto faixa costeira ocidental), teores de humidade relativa baixos, não se prevendo recuperação noturna significativa (excetuando o litoral).

Realçam-se ainda os seguintes aspetos:

• Temperatura máxima a variar entre 31 e 36ºC (Évora) no interior e entre 26 e 35ºC (Setúbal) no litoral. Temperatura mínima próxima dos 20ºC nas regiões do interior Centro e Sul, em especial distritos de Castelo Branco, Portalegre e no sotavento algarvio.
  • Vento do quadrante leste, a intensificar a partir do final do dia de hoje (13set) e novamente na noite seguinte (14/15set), podendo atingir 30 km/h nas terras altas. Efeito de brisa no litoral oeste, em especial a partir da tarde.
  • Teores de humidade relativa (HRA) inferiores a 20 a 30% em grande parte do território, não sendo expectável que ocorra recuperação noturna significativa (excetuando o litoral).
  • Probabilidade de ocorrência de trovoadas no interior, em especial no Baixo Alentejo.

Risco de Incêndio

Índice de risco de incêndio hoje (13set) elevado a muito elevado no interior, estendendo-se aos distritos Viana do Castelo e Faro, prevendo-se um agravamento generalizado amanhã (14set) e novamente sábado (15set) em especial nas regiões norte e centro.

Para obter informação mais detalhada sobre os trabalhos a realizar poderá dirigir-se ao Gabinete Municipal de Proteção Civil e Trânsito da Câmara Municipal de Alcobaça, na Rua da Liberdade, em Alcobaça, de segunda a sexta-feira, dentro do horário de expediente (9h00m - 12h30m e 14h00m - 17h30m), ou utilizando os seguintes contactos: telefone-262 580 805; fax-262 580 905; e-mail -protecao.civil@cm-alcobaca.pt.