Escolas do concelho participam no exercício nacional "A TERRA TREME"

05 de novembro de 2018

A Escola Secundária D. Inês de Castro foi uma das escolas do concelho de Alcobaça que hoje participaram no exercício nacional "A TERRA TREME", uma iniciativa da Autoridade Nacional de Proteção Civil à qual a Câmara Municipal de Alcobaça, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, se associou e dinamizou.

O exercício pretendeu alertar para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas. Sendo esta atividade de âmbito nacional, multiplicou-se pelos vários estabelecimentos de ensino do concelho, bem como em outras instituições públicas e privadas.

Foram simuladas diversas situações de risco de vida decorrentes da atividade sísmica, nomeadamente, a evacuação do edifício, com o recurso às normas existentes. Para os alunos que “não conseguiram sair do edifício em condições normais”, foi necessário recorrer a binómios (equipas de agentes da PSP com cães) para o respetivo resgate, quer pela janela quer pelos acessos normais, sendo as mesmas socorridas pelos Bombeiros e evacuadas.

Estiveram presentes as seguintes entidades: Câmara Municipal de Alcobaça, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, a Autoridade Nacional para a Proteção Civil, GNR, PSP, Exército Nacional, INEM, PJ, Segurança Social, Polícia Marítima, Região de Turismo Centro de Portugal e os sapadores florestais.

A par do exercício em si, na Escola Secundária Inês de Castro, estiveram expostos vários veículos e equipamentos dos diversos Agentes de Proteção Civil (Bombeiros, PSP, GNR, Exército, INEM, Marinha, Sapadores Florestais).