Rui Massena ao piano na abertura oficial do Books&Movies - Festival Literário e de Cinema de Alcobaça

17 de outubro 2017

Rui Massena é um dos grandes destaques da edição deste do Books&Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça, evento que decorrerá entre os dias 4 a 14 de novembro, trazendo a Alcobaça escritores e artistas profissionais para partilhar a sua experiência e conhecimento junto do seu público. O espetáculo do maestro e compositor irá marcar a abertura oficial do evento no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro a 4 de novembro, pelas 21h30. .

Os maestros são figuras fascinantes, quase sempre excêntricas, tocadas pelo génio. É certamente esse o caso de Rui Massena, conhecida figura do panorama cultural nacional que ajudou a transformar Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura num estrondoso caso de sucesso. Assim aconteceu também com a Orquestra Clássica da Madeira onde foi maestro e diretor artístico durante 12 anos. Fora de portas, entre muitos concertos em numerosos países destaca-se o facto de ter sido maestro convidado principal da Orquestra Sinfónica de Roma entre 2007 e 2009 e a proeza de ter sido o primeiro Maestro Português a dirigir na mítica sala Carnegie Hall em Nova Iorque. Dois exemplos da sua capacidade de extravasar as nossas fronteiras. Por cá, embarcou de corpo e alma na aventura Expensive Soul Symphonic Experience, um espetáculo onde uma orquestra clássica encontrou espaço ao lado do moderno hip hop dos nortenhos Expensive Soul e que rendeu um DVD de sucesso (o mais vendido em Portugal em 2012).

Prepara-se agora para um novo desafio: trocar a batuta pelas teclas de um piano, os recursos da orquestra pela sua própria visão enquanto compositor. A sua vasta experiência musical dá-lhe uma bagagem invejável e singular, que, no seu trabalho mais pessoal, se traduz num fascinante universo de melodias que promete apaixonar quem se embrenhe nesta nova aventura solitária de Rui Massena. Um palco, um piano e um homem. Uma história, um monte de prémios, um percurso artístico singular. Tudo se conjuga num espetáculo único, imperdível e surpreendente.

Sobre o Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça

A 4ª edição do BOOKS & MOVIES – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça decorre de 4 a 14 de novembro e conta com a presença de dezenas de personalidades do meio cultural português.

O Festival procura promover, divulgar e premiar a literatura e o cinema, trazendo a Alcobaça escritores e artistas profissionais que, num clima de diálogo, de tolerância e de abertura, se juntam em espaços públicos da cidade para conversar sobre livros e filmes.

A programação conta com múltiplas propostas culturais e dinamizadoras da comunidade escolar e do público em geral.

BOOKS & MOVIES – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça – a odisseia das palavras e das imagens!

Aventure-se connosco!

Organização: Câmara Municipal de Alcobaça | 2017

Este evento é cofinanciado pelo programa Portugal 2020.