Descubra deliciosas e saudáveis receitas culinárias no Books&Cooking

02 de novembro de 2017

O Books&Movies – Festival Literário e de Cinema dedica também a sua atenção às mais recentes propostas e tendências culinárias através da rúbrica Books&Cooking. A iniciativa irá apresentar as últimas novidades no campo da alimentação pela voz de cozinheiros e autores consagrados no ramo que vêm ao Books&Movies falar sobre a sua experiência e partilhar conhecimentos e dicas úteis. O Books&Cooking realizar-se-á na Granja de Cister durante a duração do evento.

Granja de Cister

Apresentação do livro “Guerra ao Açúcar” com showcooking da autora Sónia Marcelo (nutricionista)

Sabia que cada português consome em média 16 pacotes de açúcar por ano? Como é possível? Simples, o açúcar está presente na maioria dos alimentos e é considerado pela Organização Mundial da Saúde como o “veneno” do século XXI. Com Guerra ao Açúcar, Sónia Marcelo alerta para os perigos do açúcar, mas também ajuda a compreender onde se “esconde” o açúcar e como fazer escolhas alimentares mais saudáveis.”

Sobre a autora:” Sónia Nogueira Marcelo, Nutricionista, licenciada em Dietética pela ESTeSL. Desde o inicio da sua atividade profissional que se dedica principalmente ao tratamento do excesso de peso e obesidade. É autora do Blogue “Dicas de uma Dietista” em que pretende inspirar e motivar as pessoas para a prática de um estilo de vida mais saudável; partilha a sua alimentação diária, conhecimentos na área da Nutrição, receitas saudáveis e dicas de como fazer uma alimentação equilibrada, mas saborosa e prática.

Granja de Cister

Showcooking “Coma bem seja feliz – Pequeno Almoço” com Joana Valentim Marques (nutricionista) e o chefe João Borrego.

Joana Valentim Marques, licenciada em Nutrição Humana, Social e Escolar e, em Ciências da Nutrição, com Pós-graduação em Auditores HACCP, como nutricionista no Município de Alcobaça desde 2006 que centra muito do seu trabalho na dinamização e coordenação de projetos de Educação Alimentar junto da comunidade escolar. João Alegrias Borrego, com vários cursos de formação na área de cozinha, com especial enfase na participação num curso de formação no Hotel Douro Valley com os Chefes Pedro lemos, Henrique Sá Pessoa, Rui Paula e Élio Loureiro.)

Cocktail show - EPADRC

Os alunos do curso de Restauração e Bar da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Regional de Cister vão apresentar as suas propostas.

Showcooking “Doces com História”

Granja de Cister

Graça Salteiro, da Casa dos Doces Conventuais, apresenta uma sessão de confeção da ancestral doçaria conventual.

Showcooking “Ao Estilo da Macrobiótica”

Granja de Cister

Rosalina Silva, natural de Alcobaça, iniciou o seu caminho no estudo da Filosofia Macrobiótica em 2008 e desde então tem aplicado esses princípios na sua vida, com a sua família e entre amigos.

Completou o Curso Curricular de Macrobiótica no IMP e é uma das assistentes das consultas de Francisco Varatojo desde 2011, fazendo o acompanhamento no após consulta, com aconselhamento, em compras, cozinha e alteração para a nova dieta alimentar e estilo de vida.

Dá Consultas de Orientação alimentar e Estilo de vida Macrobiótica, partilha conhecimentos desta filosofia através de workshops e dá aulas no Curso Curricular de Macrobiótica no IMP em Lisboa.

Realiza também algumas palestras sobre temas relacionados com o regime alimentar e estilo de vida macrobióticos, e também assuntos ambientais e envelhecimento saudável.

Local: Granja de Cister

Café com livros e com…Paulo Moreiras

Sessão moderada por José Fanha

Autor de romances históricos e de livros da área da Culinária, nomeadamente;

• Pão & Vinho - mil e uma histórias de comer e beber (2014)
  • O Ouro dos Corcundas (2011)
  • Os Dias de Saturno (2009)
  • Elogio da Ginja (2006)
  • Do Obscuro Ofício (2004)
  • A Demanda de D. Fuas Bragatela (2002)

Sobre o Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça

A 4ª edição do BOOKS & MOVIES – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça decorre de 4 a 14 de novembro e conta com a presença de dezenas de personalidades do meio cultural português.

O Festival procura promover, divulgar e premiar a literatura e o cinema, trazendo a Alcobaça escritores e artistas profissionais que, num clima de diálogo, de tolerância e de abertura, se juntam em espaços públicos da cidade para conversar sobre livros e filmes.

A programação conta com múltiplas propostas culturais e dinamizadoras da comunidade escolar e do público em geral.

BOOKS & MOVIES – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça – a odisseia das palavras e das imagens!

Aventure-se connosco!

Organização: Câmara Municipal de Alcobaça | 2017

Este evento é cofinanciado pelo programa Portugal 2020.

PROGRAMA COMPLETO - AQUI