goTositemap

Benedita

 


 

Área: 29.18 km2

Habitantes: 8480

Padroeira: Nossa Senhora da Encarnação

 

No extremo sul dos antigos Coutos de Alcobaça situa-se a freguesia da Benedita. A mais populosa freguesia do concelho, é conhecida pelas suas indústrias, que se destacam a cutelaria, extração e transformação da pedra e o calçado.

No início do séc. XX, a população vivia com dificuldades, no entanto, começa a verificar-se um encadear de acontecimentos de ordem económica que fomentaram o início da industrialização. As oficinas de artesanato manufatureiro do calçado e das cutelarias, começaram a desenvolver-se, a par da agricultura e da suinicultura.

Contudo a meio do século XX a Benedita continuava com dificuldades, poucos transportes, saneamento básico inexistente, uma agricultura pobre, uma industrial artesanal e problemas ao nível da saúde e da educação.

Porém, em 1963, surge o Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC), um projeto piloto de desenvolvimento dinamizado por uma equipa multidisciplinar que incluía técnicos das áreas da sociologia, serviço social, medicina, enfermagem, arquitetura, agronomia e economia, que veio a ajudar a comunidade a encontrar soluções.

Depois de realizado um estudo aprofundado, esta equipa estabeleceu como prioritárias intervenções que abrangiam setores tão vastos como a educação, a saúde, a habitação, as infraestruturas, a indústria, o comércio a agricultura e a pecuária.

Nessa época, foram desencadeadas múltiplas ações, nomeadamente em relação aos meios de produção e de distribuição. As oficinas, do calçado e das cutelarias, deram lugar a unidades industriais que agruparam as pequenas oficinas existentes; o setor comercial desenvolveu-se; as condições socioeconómicas alteraram-se e a escola, com a criação do Externato Cooperativo da Benedita, ficou acessível a todos.

Desta Equipa de Estudos e Experimentação de Desenvolvimento Comunitário (EEEDC) destaca-se a Dra. Manuela Silva (1932-2019) que dedicou grande parte da sua vida à intervenção cívica e política em paralelo com a sua vida académica como professora de economia.

Todo o crescimento e desenvolvimento da Benedita explodiu a partir dessa época gerando um movimento de mudança e de inovação.

Após esta intervenção a vila da Benedita passou, até aos dias de hoje, a ser um exemplo de superação, associativismo, inovação e empreendedorismo.

 

Última Atualização 27 setembro, 2024
Partilhar
Partilhar