goTositemap

Biblioteca Municipal de Alcobaça

Constituída em 1971, a Biblioteca Municipal esteve localizada na Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça entre os anos 1972 e 2000, altura em que foi transferida para o pavilhão Merco Alcobaça, onde esteve até novembro de 2001.

A recuperação arquitetónica de uma Fábrica da Alimentícia construída em 1870, imóvel da autarquia de Alcobaça, foi adaptado para a atual Biblioteca Municipal de Alcobaça, (BMA), inaugurada a 23 de novembro de 2001, sita no antigo Palacete Araújo Guimarães que, após restauro e reabilitação, apresenta as melhores condições de acessibilidade, de arquivo, acervo e espólio bibliográfico para leitores e investigadores.

Sita na confluência dos Rios Alcoa e Baça, a Biblioteca é acompanhada na parte de trás pelo Jardim do Amor, que surgiu de uma iniciativa original e singular do Município, na criação de um espaço de lazer que evoca o amor imortal de Pedro e Inês.

É composta por um conjunto de dois edifícios, ligados por uma passagem exterior, e repartida por espaços de: informação e empréstimo (Átrio), salas de atendimento (adultos e infantojuvenil), sala 3D e um auditório.

A BMA tem necessariamente em conta os princípios definidos no Manifesto da UNESCO para as Bibliotecas Públicas, bem como as diretrizes subjacentes à Rede Nacional de Leitura Pública promovida pelo Ministério da Cultura.

Última Atualização 13 agosto, 2024
Partilhar