Cela
Área: 25.83 km2
Habitantes: 3075
Padroeiro: Santo André
Quem da Cela contempla a planície consegue imaginar o vasto espelho de água que outrora deu forma à laguna conhecida por Lagoa da Pederneira. Os férteis campos da Cela Velha dominam o vale, onde hoje os regantes se consagram à intensa atividade agrícola que marca profundamente a paisagem e a economia local.
Aliás, esta freguesia é daquelas onde a percentagem da população afeta ao setor primário, mais de 10%, ganha maior expressão. Nos anos oitenta do século XX, 47% da força de trabalho estava associada à agricultura. A tendência geral, propiciada pela modernização do setor agrícola e o peso crescente dos setores secundário e terciário, tem levado a uma maior expressão destes últimos, enquanto peso económico e capacidade de geração de emprego.
Pelos vinte lugares da freguesia, multiplicam-se as associações com uma importante ação social e cultural. De entre elas, o Centro Cénico da Cela Nova destaca-se pela sua enérgica atividade.
Nos lugares de Rebelos e Carrascas as festividades de raiz religiosa animam e mobilizam a comunidade, principalmente na época estival. A 29 de junho, S. Pedro é celebrado na Cela Velha.
Por terras da Cela, onde antes acostaram embarcações, passam as vias que ligam a região ao exterior: a passagem de comboios na Cela Velha, da Linha do Oeste e a autoestrada A8 rumo a Lisboa. Informação retirada/adaptada dos fascículos distribuídos, em 2014, no Região de Cister, aquando das Comemorações dos 500 Anos das Outorga dos Forais Manuelinos.